CAICÓ

ESTE BLOG VAI DESTACAR AS COISAS DA CIDADE DE CAICÓ E DOS MUNICÍPIOS: CARNAUBAS DOS DANTAS, CRUZETA,EQUADOR, FLORÂNIA, IPUEIRA,JARDIM DE PIRANHAS, JARDIM DO SERIDÓ, OURO BRANCO,PARELHAS, SÃO FERNANDO, SÃO JOSÉ DO SERIDÓ,SANTANA DO SERIDÓ, SÃO JOÃO DO SABUGI, SERRA NEGRA DO NORTE E TIMBAÚDA DOS BATISTAS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 115 BLOGS E MAIS DE 9 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN,TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, LEVANDO O RIO GRANDE DO NORTE ATÉ VOCÊ E PARA O MUNDO, ATRAVÉS DE 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 2 DE FEVEREIRO DE 2014

FATOS POLICIAIS

RESPONSÃVEL POR ESTE BLOG

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quarta-feira, 17 de junho de 2015

DIOCESE DE CAICÓ

A Diocese de Caicó foi criada em 25 de novembro de 1939 pela Bula “E DIOCESIBUS” do Papa Pio XII, desmembrada da então Diocese de Natal e instalada no dia 28 de julho de 1940; antes da Missa Solene da Festa de Sant’Ana. Seu primeiro bispo foi DOM JOSÉ DE MEDEIROS DELGADO (POMBAL-PB,  28/07/1905 - RECIFE, 09/03/1988


segunda-feira, 15 de junho de 2015

CENTRO ACADÊMICO ROLDÃO GURGEL DINIZ

O CENTRO ACADÊMICO ROLDÃO GURGEL DINIZ, COM SIGLA CARGD, FUNDADO EM 07 DE JUNHO DE 2005 É A ENTIDADE MÁXIMA DE REPRESENTAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ – CERES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN.

sábado, 13 de junho de 2015

CENTRO CULTURAL DEP ADJUTO DIAS

FOI INAUGURADO EM OUTUBRO DE 2002 E FECHADO EM 2009 E REFORMADO PELA ENTÃO GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI ROSADO QUE FOI REINAUGURADO EM 11 DE ABRIL DE 2014.O  mesmo possui 447 poltronas, 2 camarotes ( com mais de 16 lugares) e uma ótima infra estrutura . Esse espaço de Cultura foi conquista da luta da sociedade caicoense, especialmente mobilizada pelos artistas locais, foi construído com recursos da Secretaria Estadual de Infra Estrutura, que investiu cerca de R$ 2,5 milhões. Localiza-se no bairro Paraíba na rua Major Lula,1550, ocupando uma área de 1.770 metros quadrados. 

NOVAS INSTALAÇÕES DO SEBRAE CAICÓ

Sede Caicó.Agência_Sebrae
Norte impulsiona o desenvolvimento do Seridó, através de orientações e capacitações voltadas para os empreendedores, há 34 anos. Todo esse trabalho ganhará um novo impulso a partir desta quinta-feira (05/03/2015), quando a Instituição inaugura as novas instalações do Escritório Regional do Sebrae no Seridó Ocidental, que fica situado em Caicó. A solenidade de inauguração da nova sede do escritório será realizada às 19h e contará com a presença de lideranças empresariais e políticas do Estado.
O escritório foi transferido para a rua General Dantas, 215, no Centro de Caicó. O espaço é dotado de oito pontos de atendimento, duas salas de capacitação, recepção, biblioteca, além da acessibilidade facilitando a utilização do espaço para todos os públicos. A equipe do Sebrae em Caicó é composta de onze colaboradores, entre funcionários, estagiários e terceirizados
FONTE - BLOG WILLACY DANTAS

terça-feira, 9 de junho de 2015

3º DPRE - CAICO

DISTRITO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL, SUBORDINADO AO COMANDO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL, COM SEDE NA CIDADE DE CAICÓ

segunda-feira, 8 de junho de 2015

MEDICINA DA UFRN-CAICÓ É DESTAQUE

O curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó, que adota o argumento de inclusão regional, atingiu a maior nota de corte do Brasil no primeiro dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSu): 868,98. Já na classificação parcial do Ministério da Educação, sem considerar esse argumento, o curso não figura entre os 10 mais concorridos do país. Na próxima quinta-feira (22), quando encerra o período de  inscrições, para a primeira chamada do Sisu 2015, será conhecida a nota geral mínima para o candidato a uma das 40 vagas ofertadas para esse Campi. 
Alex RégisLaboratórios do curso de Medicina do Campi de Caicó são um dos atrativos e diferenciais do cursoLaboratórios do curso de Medicina do Campi de Caicó são um dos atrativos e diferenciais do curso

A alta pontuação é atribuída a dois fatores, pontua George Dantas de Azevedo, diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, em Caicó. Um deles é o recurso que aumenta a pontuação de alunos que estudam na região em que o campus está inserido: o argumento de inclusão regional. Desde 2013, a UFRN adotou o mecanismo que consiste no acréscimo de 20% na nota final do candidato no processo seletivo. 

“Esta é uma política de interiorização adotada para todos os cursos em todos os campi, exceto de Natal e em Macaíba, para favorecer a fixação do profissional formado pela UFRN, nestes locais”, explica George Dantas. Além disso, de forma indireta, a política de ensino superior influencia  a qualidade de ensino fundamental e médio de escolas do interior e movimenta a economia. 

A medida segue modelo adotado em países como Canadá e Austria, que apresentaram  redução significativa no êxodo de profissionais das cidades universitárias, após a conclusão do curso. O argumento de inclusão regional é concedido a alunos das redes públicas e privadas que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental e de cursar  os três anos do Ensino Médio nas 15 regiões e microrregiões do Estado e da Paraíba (veja quadro na página 10), previstas na resolução da UFRN. E restrito ao acesso de alunos aprovados para o Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Currais Novos ou Caicó, e Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), em Santa Cruz.
Um aluno que concorre a vaga de Medicina em Caicó, numa segunda chamada, caso queira pleitear vaga no mesmo curso do campus Natal não contaria com o bônus”, afirma o professor.

Mas não é só isso, explica ele, a qualidade do ensino com  metodologia diferenciada para abordar o mesmo conteúdo da grade curricular do curso de medicina na capital. “A metodologia é mais voltada para a resolução de problemas junto a comunidade, no interior, zona rual, desde o primeiro semestre. Isso atrai mais os estudantes”, afirma o diretor.

Candidata ao curso de Medicina, a caicoense  Sarah Liz Araújo Melo, de 18 anos, critica o argumento de inclusão. Por ter estudado em Natal, ela desistiu de concorrer a vaga na cidade em que nasceu por considerar “inacessível” atingir o ponto de corte no campus Caicó. “É restritivo, inacessível, não tive como me inscrever lá por isso. Minha média dar para competir as vagas na UFRN e UERN, mas não na minha cidade”, lamentou.
FONTE - TRIBUNA DO NORTE

CAMPUS DA UFRN DE CAICÓ GANHA CURSO DE MEDICINA

O campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Caicó ganha faculdade de Medicina com 40 vagas para os novos estudantes. A notícia foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (13-05/2014) pelo Ministério da Educação. 
Em todo o Brasil serão abertas 420 vagas para oito novos cursos de medicina em universidades federais. As vagas são para campi das universidades localizados em cidades do interior de seis estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. 


Os estados contemplados são Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia. Três instituições foram autorizadas a abrir cursos com 40 vagas em unidades do interior: Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, Paulo Afonso (BA); Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Caicó e Universidade Federal do Oeste da Bahia, em Barreiras.

A autorização de vagas faz parte da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, no âmbito do Programa Mais Médicos. O programa prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017 com foco na melhor distribuição da oferta de profissionais no país, e nas regiões onde há necessidade de ampliar a formação de médicos.
O maior número de vagas, 80, foi autorizado para o bacharelado em medicina na Universidade Federal do Sul da Bahia, no campi de Teixeira de Freitas (BA). Serão abertas 60 vagas em cada uma das seguintes instituições: Universidade Federal de Goiás (UFG), em Jataí (GO); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Teófilo Otoni (MG); e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas (MS).


Em dezembro de 2013 o Ministério da Educação havia autorizado a abertura de 560 vagas em cursos de medicina de universidades federais das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste

PERSONALIDADES

CACHAÇA SAMANAÚ

CACHAÇA SAMANAÚ
CAICÓ, RIO GRANDE DO NORTE

CACHAÇA SAMANAU

EQUIPE

EQUIPE
JOTA MARIA, JOTAEMESHON, JULLYETTH E JOTA JÚNIOT

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 92 BLOGS E MAIS DE 7 MIL LINKS

PORTAL CAICOENSE

PORTAL CAICOENSE
II - II - MMXIV

F. GOMES

F. GOMES
FRANCISCO GOMES DE MEDEIROS, ASSASSINADO NO DIA 18 DE OUTUBRO DE 2010

MONSENHOR EYMARD L'E MONTEIRO

MONSENHOR EYMARD L'E MONTEIRO
ESCREU A HISTÓRIA DA IMPRENSA MOSSOROENSE

JANUÁRIO AFONSO

JANUÁRIO AFONSO
PRIMEIRO PREFEITO DE JUCURUTU

UERN

UERN

SILVA JÚNIOR

SILVA JÚNIOR

JUCURUTU

JUCURUTU
RN

5ª CIPM

5ª CIPM
JARDIM DE PIRANHAS

MONTE DAS GAMELEIRAS

MONTE DAS GAMELEIRAS
RIO GRANDE DO NORTE