CAICÓ

ESTE BLOG VAI DESTACAR AS COISAS DA CIDADE DE CAICÓ E DOS MUNICÍPIOS: CARNAUBAS DOS DANTAS, CRUZETA,EQUADOR, FLORÂNIA, IPUEIRA,JARDIM DE PIRANHAS, JARDIM DO SERIDÓ, OURO BRANCO,PARELHAS, SÃO FERNANDO, SÃO JOSÉ DO SERIDÓ,SANTANA DO SERIDÓ, SÃO JOÃO DO SABUGI, SERRA NEGRA DO NORTE E TIMBAÚDA DOS BATISTAS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 115 BLOGS E MAIS DE 9 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN,TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, LEVANDO O RIO GRANDE DO NORTE ATÉ VOCÊ E PARA O MUNDO, ATRAVÉS DE 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 2 DE FEVEREIRO DE 2014

FATOS POLICIAIS

RESPONSÃVEL POR ESTE BLOG

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

segunda-feira, 8 de junho de 2015

MEDICINA DA UFRN-CAICÓ É DESTAQUE

O curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó, que adota o argumento de inclusão regional, atingiu a maior nota de corte do Brasil no primeiro dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSu): 868,98. Já na classificação parcial do Ministério da Educação, sem considerar esse argumento, o curso não figura entre os 10 mais concorridos do país. Na próxima quinta-feira (22), quando encerra o período de  inscrições, para a primeira chamada do Sisu 2015, será conhecida a nota geral mínima para o candidato a uma das 40 vagas ofertadas para esse Campi. 
Alex RégisLaboratórios do curso de Medicina do Campi de Caicó são um dos atrativos e diferenciais do cursoLaboratórios do curso de Medicina do Campi de Caicó são um dos atrativos e diferenciais do curso

A alta pontuação é atribuída a dois fatores, pontua George Dantas de Azevedo, diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, em Caicó. Um deles é o recurso que aumenta a pontuação de alunos que estudam na região em que o campus está inserido: o argumento de inclusão regional. Desde 2013, a UFRN adotou o mecanismo que consiste no acréscimo de 20% na nota final do candidato no processo seletivo. 

“Esta é uma política de interiorização adotada para todos os cursos em todos os campi, exceto de Natal e em Macaíba, para favorecer a fixação do profissional formado pela UFRN, nestes locais”, explica George Dantas. Além disso, de forma indireta, a política de ensino superior influencia  a qualidade de ensino fundamental e médio de escolas do interior e movimenta a economia. 

A medida segue modelo adotado em países como Canadá e Austria, que apresentaram  redução significativa no êxodo de profissionais das cidades universitárias, após a conclusão do curso. O argumento de inclusão regional é concedido a alunos das redes públicas e privadas que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental e de cursar  os três anos do Ensino Médio nas 15 regiões e microrregiões do Estado e da Paraíba (veja quadro na página 10), previstas na resolução da UFRN. E restrito ao acesso de alunos aprovados para o Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Currais Novos ou Caicó, e Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), em Santa Cruz.
Um aluno que concorre a vaga de Medicina em Caicó, numa segunda chamada, caso queira pleitear vaga no mesmo curso do campus Natal não contaria com o bônus”, afirma o professor.

Mas não é só isso, explica ele, a qualidade do ensino com  metodologia diferenciada para abordar o mesmo conteúdo da grade curricular do curso de medicina na capital. “A metodologia é mais voltada para a resolução de problemas junto a comunidade, no interior, zona rual, desde o primeiro semestre. Isso atrai mais os estudantes”, afirma o diretor.

Candidata ao curso de Medicina, a caicoense  Sarah Liz Araújo Melo, de 18 anos, critica o argumento de inclusão. Por ter estudado em Natal, ela desistiu de concorrer a vaga na cidade em que nasceu por considerar “inacessível” atingir o ponto de corte no campus Caicó. “É restritivo, inacessível, não tive como me inscrever lá por isso. Minha média dar para competir as vagas na UFRN e UERN, mas não na minha cidade”, lamentou.
FONTE - TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES

CACHAÇA SAMANAÚ

CACHAÇA SAMANAÚ
CAICÓ, RIO GRANDE DO NORTE

CACHAÇA SAMANAU

EQUIPE

EQUIPE
JOTA MARIA, JOTAEMESHON, JULLYETTH E JOTA JÚNIOT

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 92 BLOGS E MAIS DE 7 MIL LINKS

PORTAL CAICOENSE

PORTAL CAICOENSE
II - II - MMXIV

F. GOMES

F. GOMES
FRANCISCO GOMES DE MEDEIROS, ASSASSINADO NO DIA 18 DE OUTUBRO DE 2010

MONSENHOR EYMARD L'E MONTEIRO

MONSENHOR EYMARD L'E MONTEIRO
ESCREU A HISTÓRIA DA IMPRENSA MOSSOROENSE

JANUÁRIO AFONSO

JANUÁRIO AFONSO
PRIMEIRO PREFEITO DE JUCURUTU

UERN

UERN

SILVA JÚNIOR

SILVA JÚNIOR

JUCURUTU

JUCURUTU
RN

5ª CIPM

5ª CIPM
JARDIM DE PIRANHAS

MONTE DAS GAMELEIRAS

MONTE DAS GAMELEIRAS
RIO GRANDE DO NORTE